Os primeiros conceitos para uma sólida aprendizagem em modelagem de Banco de dados você vai encontrar aqui.
A definição de uma sólida formação em Banco de dados (BD) passa, inicialmente, pela aprendizagem de Modelagem de Banco de Dados. Esta se caracteriza por dois momentos distintos e complementares: estudo dos conceitos dos elementos que embasam a Modelagem de Banco de Dados e a parte prática com uso de softwares que implementam totalmente a base teórica.
Neste artigo apresento os primeiros conceitos extremamente importantes para um início de quem realmente precisa e deseja administrar um BD.
Primeiros conceitos
Dados: são fatos em sua forma primária que podem ser armazenados em algum meio, exemplo: CPF, CNPJ, nome, data.
Informação: são fatos organizados de maneira a produzir um significado, ou seja, dados colocados em contexto. Exemplo: lista de clientes com seus contatos ordenados e endereços.
Metadados: definimos como dados sobre dados, permitem efetuar a representação e identificação dos dados, garantindo consistência e persistência. CPF é configurado como tipo numérico dentro de um BD.
Banco de Dados (BD): é uma coleção organizada de dados. Estes são organizados de modo a modelar aspectos do mundo real, para que sejam possíveis de efetuar processamentos que gerem informações relevantes para usuários a partir desses dados.
Um BD é composto por diversos objetos tais como: tabelas, esquemas, visões, consultas, relatórios, procedimentos, triggers, dentre outros.
Onde aplicamos ou usamos BD?
BD ‘s encontram-se em inúmeras áreas como:
- Sistemas bancários
- Reservas de hotéis
- Controle de estoque de um supermercado
- e-commerce
- Receita federal
- Youtube
SGBD
É uma sigla que significa ‘”Sistema Gerenciador de Banco de Dados”. Este e uma coleção de softwares que permitem usuários criarem ou manterem um ou mais BD’s. Banco de Dados também são chamados de Base de Dados.
São usados em tarefas de definição, construção, manipulação e compartilhamento de BD’s entre aplicações e usuários destas aplicações. Permitem proteger e manter o BD ao longo do tempo.
Exemplos de SGBD’s
- Oracle Database
- Microsoft SQL Server
- MySQL
- IBM DB2
- SaP SyBase
- Mongo DB
- Teradata
- PostgreSQL
- SQLite
Sistemas de Banco de Dados
É um conceito que agrega elementos como usuários, aplicativos de acesso aos dados, SGBD e a base de dados como seus metadados. Um sistema de Banco de Dados passa por todos estes elementos que configuram uma completa funcionalização de uma base de dados, esta sendo útil para pessoas ou organizações administrarem seus dados de forma eficiente.
Usuários de BD
- Administrador do BD
- Projetista de uma base ou desenvolvedor
- Usuário Finais
- Analista de Negócio
- Programadores de Aplicações
Características e Funcionalidades
- Controle de redundância: evitar que o dado se repita sem necessidade na Base.
- Possibilitar múltiplas visões de dados: exibir formas distintas dos dados.
- Controle de Concorrência: quando dois usuários do banco realizam alterações no banco ao mesmo tempo, onde vai prevalecer o dado por último atualizado.
- Backup e restauração: podem ser feitos de forma automática.
- Autenticação e autorização de acesso: granularidade.
- Restrição de integridade: cadastrar um funcionário com CPF dele ou um fornecedor por um CNPJ.
- Interligação de tabelas através de chaves e relacionamentos.
Modelos de Banco de Dados
Modelo Hierárquico: os dados são armazenados de forma hierárquica como conjuntos de tipos de registros interconectados por meio de ligações. Uma ligação representa uma relação entre2 tipos de registro: pai e filho. Um esquema de modelo hierárquico é conhecido também como diagrama de árvore e o acesso aos dados é sempre unidirecional.
Modelo em Rede: Neste modelo os dados são organizados em tipos e ligações entre 2 registros, mas sem restrição hierárquica como no modelo hierárquico. Tanto o esquema como a ocorrência de dados são visualizados com grafo direcionado.
Modelo Relacional: neste os dados são separados em entidades conforme cada assunto, e registrados como atributos dessas entidades. As entidades se relacionam entre si e permitem que os dados sejam armazenados e recuperados de forma rápida e segura.
Conclusão do artigo
Para uma maior compreensão destes conceitos sugiro que consulte mais materiais de estudos, pois a párea é por demais abrangente, mas ressaltamos que este artigo buscou se atualizar e explicar, de forma suscinta e precisa, a fim de que possamos elucidar de vez dúvidas mais pertinentes durante seu processo de estudo.

0 Comentários