Antes do projeto e concretizar e os dados serem impressos em uma tela, é necessário que o projetista saiba o tipo de modelo a ser aplicado.
Neste artigo, o de número 2 da categoria de Modelagem de Banco de Dados, apresentamos o conceito de Modelo e o de Modelo Relacional.
Um modelo é uma estrutura que ajuda a comunicar os conceitos que estão na mente do projetista. Podemos usá-los para tarefas como descrever, analisar, especificar e comunicar ideias. O modelo deve possuir detalhes suficientes para que um desenvolvedor consiga construir o Banco de Dados (BD) de acordo com a necessidade do projeto.
Modelagem de Dados: é o processo de criação de um modelo de dados para um sistema de informação, com a aplicação de técnicas especificas de modelagem.
Trata-se de processos para definir e analisar requisitos de dados necessários para suportar processos de negócios com sistemas informatizados em organizações. Um modelo de dados fornece uma estrutura para os dados usados em um SI, com definições e formatos específicos.
Modelo de Dados
- Hierárquico
- Rede
- Relacional
- Orientado a Objeto
- Não-relacional
Modelo Relacional: Foi esboçado por E.F. Codd (IBM) em um artigo publicado em unho de 1970, intitulado “The Relational of Model of data for Large Shared Data Banks”, no qual Dr. Codd propôs o modelo relacional para sistemas de Banco de Dados. Antes os modelos mais usados eram o hierárquico e rede.
Neste modelo os dados são organizados em esboço de tabelas bidimensionais. Essas tabelas também são chamadas de relações. A relação é uma forma de organizar os dados em linhas e colunas baseado na lógica e teoria dos conjuntos.
Componentes de um Modelo Relacional
- Coleção de objetos ou relações que armazenam dados.
- Um conjunto de operadores que agem nas relações, produzindo outras relações.
- Integridade dos dados para precisão e consistência.
Banco de Dados Relacional
Um BD relacional é uma coleção de relações que são tabelas bidimensionais onde os dados são armazenados. Como exemplo podemos armazenar dados de clientes de uma loja. Para isso, criamos tabelas para guardar diferentes conjuntos de dados relacionados a esses clientes como seus dados pessoais, dados de compras, credito e outros tipos.

0 Comentários